Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

domingo, 11 de dezembro de 2011

Portões Abertos - BAFL 2011 - Parte 2

Nos dias 8 e 9 de outubro, a Base Aérea de Florianópolis (BAFL), realizou seu tradicional Portões Abertos. O evento ocorre uma vez por ano, sempre no mês de outubro. É aberto ao público e faz parte das comemorações alusivas à Semana da Asa, em homenagem ao primeiro voo realizado por Santos Dumont, no dia 23 de outubro de 1906. Além disso, o evento deste ano, marcou os 70 anos de criação da Força Aérea Brasileira (FAB). De acordo com a organização do evento, cerca de 20.000 pessoas, vindas de diversas regiões do Estado, compareceram à BAFL.
A exemplo do ano passado, o Portões Abertos deste ano contou com atrações divididas em dois dias. No sábado, dia 8, tivemos a apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecido como “Esquadrilha da Fumaça”, sobre a Baía Sul, em frente à BAFL. Infelizmente as condições de tempo não foram as mais favoráveis, fazendo com que o EDA optasse pela apresentação de tempo ruim, mais curta e com predomínio das manobras executadas no plano horizontal, porém, encantando o público com o brilhantismo e arrojo das manobras. Já no domingo, a previsão de chuva não se confirmou e o Portões Abertos transcorreu durante todo o dia, com a exposição estática e sobrevoo de aeronaves de diversas Unidades da FAB. Outras atrações para o público presente, foram a exposição de plastimodelismo e aeromodelismo, apresentação da Banda de Música da BAFL, demonstração de cães adestrados, entre outras. Para as crianças, foi preparada uma pista de obstáculos e parque infantil.

O Portões Abertos é uma oportunidade para a população em geral conhecer um pouco mais de perto, o trabalho realizado pela Força Aérea Brasileira, as aeronaves e suas tripulações, servindo para aproximar os meios civil e militar e incutir nas pessoas o senso de patriotismo e de valorização dos símbolos nacionais. Além disso, proporciona aos mais jovens, um contato mais próximo com o mundo da aviação e a oportunidade de uma carreira profissional.

Fonte: Comunicação Social da BAFL

O blog Aviação em Floripa compareceu ao Portões Abertos da BAFL e a partir de agora traz o que esteve presente em Florianópolis. Agradecimentos especiais à Ten. Gabriela, ao Cap.-Av. Dalvi e ao SO Franco, sem o apoio dos quais, esta cobertura não teria sido possível.


Northrop F-5E Tiger II (F-5EM) - FAB 4844
1º/14º GAv - Esqd. PAMPA - Base Aérea de Canoas/RS



Embraer EMB-110P1K Bandeirante (SC-95B) - FAB 6546
5º Esquadrão de Transporte Aéreo - Esqd. PÉGASO - Base Aérea de Canoas/RS



EADS/CASA C-295M (SC-105 Amazonas) - FAB 2811
2º/10º GAv - Esqd. PELICANO - Base Aérea de Campo Grande/MS
























Embraer EMB-111 Bandeirante Patrulha (P-95B) - FAB 7106
2º/7º GAv - Esqd. PHOENIX - Base Aérea de Florianópolis/SC









0 comentários:

Postar um comentário