Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Expoaer 2012 - Base Aérea de Canoas





A Base Aérea de Canoas (BACO), localizada na região metropolitana de Porto Alegre, realizou no dia 12 de outubro o seu tradicional evento aeronáutico, chamado de EXPOAER.  Os eventos de Portões Abertos, acontecem anualmente, não só em Canoas, mas em todas as Bases Aéreas e também em algumas outras Organizações Militares da FAB, tem os seguintes objetivos:

- Incentivar a mentalidade aeronáutica e estimular a interação entre civis e militares, para despertar a consciência cívica para o papel da Aviação Civil e da Força Aérea, em prol da segurança e do desenvolvimento do país;

- Rememorar o dia 23 de outubro, reverenciando Alberto Santos Dumont, também conhecido como o Pai da Aviação, que, em 1906, estabeleceu novas dimensões para a humanidade, quando decolou pela primeira vez com o 14 Bis, em Paris, França;

- Comemorar o Dia da Força Aérea Brasileira e o Dia do Aviador, homenageando aqueles que, como profissionais da aviação, promovem a manutenção da paz, do desenvolvimento e do bem-estar comum;

- Proporcionar uma oportunidade para a sociedade contemplar as aeronaves militares e demais equipagens aéreas disponíveis e o adestramento operacional da Força Aérea Brasileira;

- Estreitar o contato entre a sociedade brasileira e a Força Aérea, despertando vocações entre os jovens, possibilitando-lhes conhecer um pouco mais o trabalho realizado pela Força Aérea Brasileira.






O Portões Abertos da Base Aérea de Canoas ocorre desde 1986 e ganhou o nome EXPOAER em 1989. Pelo seu vulto e envolvimento, é o maior evento realizado em Canoas, tanto que já faz parte do Calendário Oficial de eventos da cidade, sendo plenamente apoiado pela administração municipal.

Fonte: Seção de Comunicação Social da Base Aérea de Canoas

Este ano a EXPOAER superou em muito a expectativa das mais de 50.000 pessoas que passaram pela Base Aérea de Canoas durante todo o dia. O evento foi muito bem organizado, com grande quantidade e variedade de aeronaves em exposição estática e em voo, além de diversas outras atrações culturais programadas para o público. Podemos afirmar que foi uma das melhores EXPOAER realizadas nos últimos anos.



Com relação às atividades aéreas em si, o público foi brindado com a presença de aeronaves de caça de três esquadrões, F-5EM e FM do 1º/14º GAv, o Esquadrão Pampa, unidade com sede na própria Base Aérea de Canoas (RS), F-5EM do 1º/4º GAv, Esquadrão Pacau, sediado na Base Aérea de Manaus (AM) e Mirage 2000B/C oriundos do 1º Grupo de Defesa Aérea, o Esquadrão Jaguar, provenientes de Anápolis (GO).





Paralelo à EXPOAER, a Base Aérea de Canoas estava sediando um exercício operacional envolvendo as três unidades citadas. Mesmo com o evento acontecendo, as aeronaves não deixaram de cumprir a sua rotina operacional, inclusive, antes do pouso, efetuando diversas passagens conjuntas entre as aeronaves F-5 e Mirage 2000, oportunizando belas cenas para o público presente.





Outra unidade anfitriã, o 5º Esquadrão de Transporte Aéreo, conhecido como Esquadrão Pégaso colocou na linha de voo suas aeronaves C-95 Bandeirante, recentemente modernizadas, e C-97 Brasília. Durante todo o dia, os C-95 realizaram lançamentos de paraquedistas e o C-97 Brasília efetuou voos panorâmicos sobre a região, para aqueles que trouxeram 1 kg de alimento não perecível e tiveram o  privilégio de serem sorteados para os respectivos voos.






.
Outras aeronaves que chamaram a atenção das pessoas foram o helicóptero H-60L BlackHawk do 5º/8º GAv de Santa Maria (RS), a aeronave de transporte C-130 Hércules do 1º Grupo de Transporte de Tropa, com sede no Rio de Janeiro. Vindo de Salvador (BA), o P-3AM Orion, fez sua primeira aparição em um evento aeronáutico no sul do país. Com seu radar montado sobre a fuselagem, o E-99 do Esquadrão Guardião, sediado em Anápolis (GO), também atraiu os olhares do público. As forças irmãs, Marinha e Exército fizeram-se presentes com os helicópteros UH-50 Esquilo e HM-1 Pantera, respectivamente. Um P-95B Bandeirante Patrulha do Esquadrão Phoenix, com sede em Florianópolis (SC), um T-27 Tucano da Academia da Força Aérea, sediada em Pirassununga (SP) e a aeronave C-98A Caravan, orgânica da Base Aérea de Canoas, completaram a lista de aeronaves militares presentes este ano.

H-60L BlackHawk - 5º/8º GAv

C-130M Hércules - 1º GTT

P-3AM Orion - 1º/7º GAv

E-99 - 2º/6º GAv

UH-50 Esquilo - HU-5

HM-1 Pantera - 2º BAvEx

P-95B Bandeirante Patrulha - 2º/7º GAv

C-98A Caravan - Base Aérea de Canoas

T-27 Tucano - Academia da Força Aérea


Ponto alto da festa e as estrelas do espetáculo, o Esquadrão de Demonstração Aérea, popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, encantou o público com o colorido de suas aeronaves e a precisão e o arrojo de suas manobras. Vale ressaltar que esta foi, provavelmente a última apresentação das aeronaves T-27 Tucano em Canoas, já que, muito em breve, serão substituídas pelo A-29 Super Tucano.




Embora com uma presença mais reduzida, se comparada com anos anteriores, a Aviação Cvil também marcou presença com aeronaves de aeroclubes próximos e de escolas de aviação civil.



O blog Aviação em Floripa gostaria de parabenizar a Base Aérea de Canoas e a Comissão Organizadora da EXPOAER pela organização do evento, proporcionando ao público presente a oportunidade de passar um dia agradável na BACO e de conhecer um pouco melhor o trabalho realizado pela Força Aérea Brasileira. Em especial, gostaríamos de agradecer ao Cel.-Av. R1 Antônio Ricieri Biasus, que com sua paciência e dedicação, nos conduziu a locais diferenciados para a realização das fotos. 



0 comentários:

Postar um comentário