Blog voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Esquadrão Corsário transporta tropas catarinenses para o Haiti

Os grandes quadrirreatores de transporte e reabastecimento KC-137 da FAB, versão militar de um dos maiores clássicos da aviação comercial mundial, o Boeing 707, fizeram-se presentes nos céus de Florianópolis no final do mês de abril. Sua missão na ilha foi transportar o contingente de militares que irá atuar no Haiti, como parte das Forças de Paz da ONU que o Brasil comanda desde junho de 2004.

É a primeira vez que Santa Catarina coordena a tropa que irá atuar no país caribenho. Também é a primeira vez que o treinamento  é realizado no estado, tendo sido escolhida a cidade de Palhoça, na região metropolitana de Florianópolis. Como em outubro deste ano haverá eleições no Haiti, o foco do treinamento foi a simulação de um cenário que contemplasse possíveis situações que os soldados podem enfrentar, tais como, boca de urna, manipulação e compra de votos, coerção de eleitores, entre outras. Dos 769 militares do Exército Brasileiro que integram o efetivo, quase todos servem em Unidades sediadas em território catarinense, nas cidades de Florianópolis, Joinville, Blumenau e São Miguel do Oeste e ficarão no Haiti por um período de oito meses.

O KC-137, conforme já citado, é a versão militar do Boeing 707 e atua em missões de reabastecimento em voo e de transporte. A Força Aérea Brasileira conta com quatro aeronaves deste tipo, que são operadas pelo 2º Esquadrão do 2º Grupo de Transporte (2º/2º GT), também conhecido como Esquadrão Corsário, com sede na Base Aérea do Galeão, RJ. O blog Aviação em Floripa registrou uma das visitas do KC-137, matrícula FAB 2404, ao Aeroporto Internacional Hercílio Luz, no dia 20 de abril.









domingo, 29 de abril de 2012

FAEX XII: MIL MI-35M Hind-E (AH-2 Sabre)

Este espaço é dedicado às aeronaves da Força Aérea Brasileira que participaram do exercício FAEX XII, que ocorreu na Base Aérea de Florianópolis entre os dias 9 e 20 de abril. Em cada postagem será focada uma aeronave participante, contendo fotos feitas durante o exercício além de algumas informações e características técnicas.





























































Ficha Técnica:

País de origem: Rússia
Fabricante: OKB Mil
Tipo: Helicóptero de ataque com capacidade de transporte de tropas
Motor: Dois turboeixos Klimov TV3-117VMA, com 2.200 shp, cada.
Tripulação: Dois (piloto e operador de armas) sentados em tandem e capacidade para transportar até 8 soldados totalmente equipados.
Dimensões:
- Diâmetro do rotor principal: 17,30 m
- Diâmetro do rotor de cauda: 3,91 m
- Comprimento (com os rotores girando): 21,35 m
- Altura (com os rotores girando): 5,47 m
Pesos:
- Peso vazio: 8.200 kg
- Peso máximo de decolagem: 11.500 kg
Desempenho:
- Velocidade máxima: 324 km/h
- Velocidade máxima de cruzeiro: 280 km/h
- Teto de serviço: 4.500 m
- Alcance: 450 km
Armamento:  Um canhão de dois canos GSh-23L de 23 mm com cadência de 3.600 tiros por minuto e tambor de munição para 470 projéteis, montado na parte frontal inferior da fuselagem. Duas "asas" montadas nas laterais da fuselagem para até 2.400 kg de armamento e cargas externas, incluindo tanques suplementares de combustível, lançadores de foguetes de diversos calibres, casulos com metralhadoras, dispensadores de bombas e mísseis antitanque.
Operadores na FAB: 2º/8º GAv - Esquadrão Poti (Base Aérea de Porto Velho/RO)