Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

quinta-feira, 21 de março de 2013

Exercício Helicóptero TA - 2013





Entre os dias 5 e 22 de março, a Base Aérea de Florianópolis (BAFL) está recebendo três esquadrões da Aviação de Asas Rotativas da Força Aérea Brasileira (FAB). Trata-se do Exercício Helicóptero TA, organizado e coordenado pela Segunda Força Aérea (II FAE) e que envolve o treinamento de missões de tiro aéreo, de forma a simular situações contra alvos de baixa performance, como por exemplo, um avião de pequeno porte ou mesmo outro helicóptero.

Fazem parte do treinamento, o Segundo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (2º/8º GAv), Esquadrão Poti, com sede na Base Aérea de Porto Velho (RO), equipado com os helicópteros Mil Mi-35M, de fabricação russa e conhecidos na FAB como AH-2 Sabre, o Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º GAv), Esquadrão Pantera, procedente de Santa Maria (RS) e o Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (7º/8º GAv), Esquadrão Harpia, sediado na Base Aérea de Manaus (AM), sendo o vetor utilizado por ambas as unidades, o Sikorsky H-60L Black Hawk.


 Helicópteros H-60L Black Hawk do Esquadrão Harpia

 Mil Mi-35M do Esquadrão Poti

H-60L Black Hawk do Esquadrão Pantera

O exercício, que acontece pela primeira vez em Santa Catarina, tem o objetivo principal de capacitar e aprimorar as tripulações envolvidas nas missões de interceptação, engajamento de alvos e tiro aéreo, inserindo e integrando os esquadrões participantes ao Sistema de Defesa Aéreo brasileiro, fazendo com que estas unidades estejam aptas a atuarem de forma efetiva em missões de policiamento do Espaço Aéreo, sobretudo em prol dos grandes eventos dos quais o Brasil será sede, como por exemplo, a Copa das Confederações, Copa do Mundo de Futebol e Olimpíadas.

O ineditismo também se reflete no formato da manobra. É a primeira vez que as três unidades executam o treinamento de forma conjunta, uma vez que antes, cada esquadrão realizava sua própria campanha de tiro aéreo. Para os pilotos do Esquadrão Harpia, o sentimento de ansiedade e as expectativas pelo treinamento são maiores, pois é a primeira vez que realizam o exercício de tiro aéreo, atividade recentemente incorporada ao leque de missões da unidade.

Além dos helicópteros, participa do exercício uma aeronave Embraer EMB-202A, conhecida como Ipanemão. Pertencente ao Clube de Voo a Vela (CVV) da Academia da Força Aérea (AFA), a aeronave tem a função de rebocar a biruta (uma faixa de tecido que simula o alvo aéreo no qual as tripulações dos helicópteros vão realizar o treinamento de tiro aéreo). 

 Aeronave G-19A Ipanemão

 Piloto aguarda o momento para iniciar o táxi para mais uma missão.

Detalhe do emblema do CVV/AFA.


Durante um dia de treinamento, com condições meteorológicas favoráveis, cada unidade faz uma ou duas missões. Geralmente atuando em dupla, chamada no meio aeronáutico de elemento, os helicópteros seguem o avião reboque até a área de treinamento. Lá, de maneira coordenada e de acordo com as peculiaridades e o envelope de emprego do armamento do helicóptero, a aeronave reboque posiciona-se de forma a permitir o enquadramento e os disparos no alvo. 

Na imagem, pode ser observada a aeronave G-19A Ipanemão rebocando a biruta e dois helicópteros MI-35M do 2º/8º GAv, retornando de mais uma sessão de treinamento.


Os helicópteros participantes do treinamento utilizam armamentos distintos. O Mi-35M é equipado com um canhão de cano duplo de 23 mm localizado na parte dianteira da aeronave, sendo assim, o piloto deve posicionar o helicóptero de forma perpendicular ou levemente inclinado em relação à biruta, a fim de permitir o tiro frontal do artilheiro. Já o Black Hawk utiliza uma ou duas metralhadoras giratórias com seis canos de 7,62 mm, instaladas nas laterais da aeronave, devendo a mesma ficar posicionada de forma paralela à biruta, para efetuar os disparos.

Finalizado o exercício, no retorno ao aeroporto, antes do pouso, a aeronave reboque alija a biruta, que é prontamente recolhida pela equipe de apoio no solo e levada ao pátio da BAFL, onde os técnicos e pilotos vão conferir seus acertos. Embora todas os helicópteros participantes tenham possibilidade de utilizar munição com pigmentação, em Florianópolis, apenas os Mi-35M a utilizaram, permitindo que cada artilheiro pudesse identificar seus respectivos acertos.

O apoio logístico e de infraestrutura propiciado pela Base Aérea de Florianópolis e a proximidade da área de exercício (localizada sobre o mar, em espaço aéreo restrito e reservado para treinamento militar), resultando em substancial economia de tempo e de combustível, foram fundamentais para a escolha da capital catarinense para a realização da manobra.

Paralelamente ao treinamento de tiro aéreo, o 5º/8º GAv também está participando da edição 2013 do Exercício Guasca. Fazendo parte do programa anual de treinamento do Esquadrão Pantera, é tradicionalmente realizado em Florianópolis, pelas mesmas razões elencadas no parágrafo anterior. Tem por objetivo qualificar e aprimorar os integrantes da unidade em missões de busca e salvamento em ambientes aquáticos. Localizada em frente à Base Aérea de Florianópolis, as calmas e abrigadas águas da Baía Sul constituem o cenário perfeito para o exercício.

Helicóptero H-60L Black Hawk participando da Guasca 2013.


O blog Aviação em Floripa gostaria de agradecer à Comunicação Social da Base Aérea de Florianópolis, em especial à Tenente Gabriela, pelo convite e pela oportunidade de estar presente em mais um treinamento realizado pela Força Aérea Brasileira. Cumprimos desta forma, o objetivo principal do blog, que é poder informar e mostrar às pessoas de que forma é feito e a finalidade do trabalho realizado diuturnamente pela FAB, o qual muitas vezes passa despercebido por grande parte da população. Agradecimentos também ao Primeiro Tenente Aviador Leopoldo, do 7º/8º GAv, ao Segundo Tenente Aviador Zilio, do 5º/8º GAv e ao Major Aviador Martins, do 2º/8º GAv, pelo acompanhamento e pelas informações fornecidas a respeito do exercício. Sem o apoio destes profissionais esta matéria não seria possível.

Nota editorial: A partir de agora seguem alguns registros feitos durante o Exercício, lembrando que por motivos de segurança, fotos em que apareçam o rosto ou identificação das equipagens e demais integrantes das unidades de asas rotativas foram propositalmente borradas.


Sikorsky H-60L Black Hawk - 5º/8º GAv (Esqd. Pantera)




















Sikorsky H-60L Black Hawk - 7º/8º GAv (Esqd. Harpia)









Mil Mi-35M Hind (AH-2 Sabre) - 2º/8º GAv (Esqd. Poti)




































Embraer EMB-202A Ipanemão (G-19A) - CVV/AFA













2 comentários:

Unknown disse...

ÓTIMO material. Muito legal saber que há uma fonte de informações sobre as operações aéreas de Floripa..

PARABÉNS pelo material

bevezetett üzlet eladó disse...

Great article. Thank you for sharing your insight on this topic.

Postar um comentário