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sábado, 1 de junho de 2013

TAM Linhas Aéreas - PR-MYY





Esteve hoje (01/06) no Aeroporto Internacional Hercílio Luz (SBFL), o primeiro Airbus A320 da TAM Linhas Aéreas equipado com Sharklets. Este dispositivo aerodinâmico, instalado nas pontas das asas e similar aos Winglets empregados já há algum tempo por alguns modelos de aeronaves da Boeing, tem o objetivo principal de economizar o consumo de combustível, principalmente em voos de longa duração, podendo chegar a cerca de 3%, segundo a Airbus. Outros benefícios da adoção dos sharklets seriam a redução nas emissões de CO2 e a melhoria na capacidade de decolagem da aeronave.


Detalhe do dispositivo incorporado à ponta da asa

O termo Sharklet empregado pela Airbus vem sendo alvo de disputas judiciais com a empresa estadounidense API, desenvolvedora do Winglet, que é utilizado pela Boeing e também por outros fabricantes de aeronaves. A API entende que o modelo desenvolvido pela Airbus é extremamente parecido com o seu e acusa a empresa europeia de cópia.

Independente das disputas judiciais, a brasileira TAM e a chilena LAN, que formam o grupo LATAM Airlines, foram as primeiras companhias aéreas sul-americanas a receberem aeronaves A320 equipadas com o dispositivo, que deverá se tornar padrão a partir de agora, dos modelos A320 recebidos por ambas as empresas. Entre 2013 e 2017, as duas empresas devem receber mais de 100 aeronaves equipadas com a tecnologia.

O Airbus A320, matriculado PR-MYY (c/n 5591), como já dito anteriormente, é o primeiro Airbus A320 a utilizar o sharklet. A aeronave fez seu voo inaugural na França em 21 de março de 2013 e oficialmente entregue à empresa brasileira em 24 de abril. A configuração de assentos comporta o transporte de 174 passageiros em classe única e é equipada com dois motores CFMI CFM56-5B4/P. O “Mike Yankee Yankee” veio cumprindo o voo JJ 3415, procedente de Guarulhos (SP).














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