Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

sexta-feira, 21 de março de 2014

Memória Aeronáutica: Operação Ilha da Magia


Durante os anos de 1996 e 2007, acumulamos uma grande quantidade de vídeos, os quais aos poucos, estamos editando e compartilhando com nossos leitores. As filmagens foram originalmente gravadas em fitas VHS e posteriormente convertidas para formatos digitais, sendo assim, a maioria não apresenta a qualidade de imagem e de som que gostaríamos de disponibilizar. Entretanto, a principal meta é resgatar um pouco da memória recente aeronáutica brasileira e nesse sentido, acreditamos estar cumprindo o nosso objetivo.

Em maio de 1997, o 1º Grupo de Aviação de Caça (1º GAvCa), com sede na Base Aérea de Santa Cruz (RJ) e o 1º Esquadrão do 10º Grupo de Aviação (1º/10º GAv), sediado em Santa Maria (RS), operaram conjuntamente em Florianópolis, empregando respectivamente, oito aeronaves F-5E Tiger II e cinco RT-26 Xavante, entre eles, o FAB 4600, o único Xavante da FAB equipado com sonda de reabastecimento, fruto de um programa (posteriormente cancelado) que visava a adoção de tal dispositivo em parte da frota desta aeronave, como forma de ampliar seu raio de ação.

Denominado Operação Ilha da Magia, o exercício teve como objetivo principal o adestramento das equipagens das duas unidades em missões de ataque ao solo, defesa aérea, navegação à baixa altura, reabastecimento em voo, entre outros, além do reconhecimento tático, executado pelas aeronaves RT-26 do Esquadrão Poker, unidade da FAB especialista neste tipo de missão. Além dos F-5 e Xavantes, um avião-tanque KC-137, pertencente ao 2º Esquadrão do 2º Grupo de Transporte (2º/2º GT), operou alguns dias a partir do Aeroporto Hercílio Luz. Os vídeos a seguir mostram um pouco da intensa atividade aérea que tomou conta do céu de Florianópolis durante o período de abrangência do treinamento.





















0 comentários:

Postar um comentário