Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

terça-feira, 9 de setembro de 2014

AgustaWestland AW139 em Florianópolis





De 09 a 11 de setembro, Florianópolis está sediando a 12ª Conferência Executiva de Segurança Pública para a América do Sul da IACP (International Association of Chiets of Police, ou Associação Internacional dos Chefes de Polícia) e a 14ª Feira Internacional de Tecnologia, Serviços e Produtos para a Segurança Pública (INTERSEG). Os dois eventos ocorrem de forma paralela, no Centro de Eventos Centrosul, localizado em área próxima ao centro da cidade.

Durante o evento é possível conhecer, avaliar e comparar o que há de mais moderno em termos de equipamentos, tecnologia e serviços ligados à área de Segurança Pública, com a presença de mais de 80 expositores dos ramos de sistemas de gestão de segurança, helicópteros, software, comunicação, armamento, veículos, entre outros. Também estão programadas uma série de palestras e painéis sobre o tema. Para saber mais informações sobre o evento, visite a página oficial da feira:



Como parte da mostra de equipamentos, a Polícia Federal (PF) trouxe a Florianópolis o seu helicóptero AgustaWestland AW139, que durante toda a feira permanecerá em exposição estática no pátio anexo ao Centro de Eventos. Sob a matrícula PR-HFV e utilizando o codinome “Caçador 10”, a aeronave é nova de fábrica e foi adquirida no final do ano passado, chegando ao Brasil em maio deste ano, sendo que atualmente encontra-se sediada em Brasília (DF). A Polícia Federal conta atualmente com uma variada frota de aviões e helicópteros. Constam no seu inventário, dois helicópteros Helibras AS-350B2 Esquilo, dois Helibras AS-355N Esquilo Bi e dois Bell 412, além do AW139, exposto em Florianópolis. A frota de aeronaves de asa fixa é composta por dois Embraer ERJ-145 (sendo o uso de um deles compartilhado com a Força Nacional de Segurança), dois Cessna 208B Grand Caravan (estando em andamento negociações para a compra de mais uma unidade), um Neiva NE-821 Carajá e um Beechcraft King Air.

O AW139 é um helicóptero multimissão biturbina de porte médio, fabricado pela empresa italiana AgustaWestland e originalmente denominado de Agusta-Bell AB-139, pois fora projetado e desenvolvido em conjunto com a Bell Helicopters. Com a desistência desta do projeto, a Agusta decidiu levar o projeto adiante e o mesmo passou a receber a atual designação, tendo voado pela primeira vez em 03 de fevereiro de 2001, entrando em serviço no ano de 2003. Desde então, tornou-se um dos principais produtos de venda da AgustaWestland, resultado da excelência do projeto, com mais de 770 exemplares comercializados para operadores militares, civis e governamentais. A Polícia Federal é a primeira força policial do país a operar o AW139. O modelo tem carga útil de 3 mil kg, sendo equipado com dois motores turbo-eixo Pratt & Whitney Canada PT6C-67C de 1, 142 kW (1, 531 hp). Está configurado para transporte de equipes policiais, equipamentos e cargas específicas, bem como preparado para a realização de vôos VFR (Visual Flight Rules) e IFR (Instruments Flight Rules). Também pode ser equipado com duas metralhadoras FN MAG, de 7,62 mm, instaladas nas janelas laterais.

O blog Aviação em Floripa esteve presente no final da manhã de hoje no pátio do Centro de Eventos e conseguiu registrar esta bela aeronave. São estas fotos que compartilhamos com nossos leitores, a partir de agora.

























2 comentários:

fernandalobo1 disse...

Sempre nos atualizando... Estava curiosa sobre o que estava acontecendo no Centrosul, pois vi o helicóptero lá no estacionamento.

Cmte. Marcicano disse...

Belíssimo.

Postar um comentário