Blog voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Memória Aeronáutica: Expoaer 1997 - Base Aérea de Canoas


Inauguramos com este tópico, uma nova forma de divulgarmos a aviação através do blog. Durante os anos de 1996 e 2007, acumulamos uma grande quantidade de vídeos, os quais passamos a partir de agora a compartilhar com nossos leitores. As filmagens foram originalmente gravadas em fitas VHS e posteriormente convertidas para formatos digitais, sendo assim, a maioria não apresenta a qualidade de imagem e de som que gostaríamos de disponibilizar. Entretanto, a principal meta é resgatar um pouco da memória recente aeronáutica brasileira e nesse sentido, acreditamos estar cumprindo o nosso objetivo.

Iniciamos com as imagens da Expoaer 1997 da Base Aérea de Canoas, localizada na região Metropolitana de Porto Alegre (RS). Cada tópico, além dos vídeos, sempre que possível, trará um pequeno resumo dos mesmos ou as circunstâncias em que foram gravados.


Expoaer 1997 - Base Aérea de Canoas


Esta foi a primeira Expoaer que tivemos a oportunidade de participar. Dentre as aeronaves militares presentes, um AT-26 Xavante do Esquadrão Centauro, dois Bell UH-1 do Esquadrão Pantera, dois A-1 do Esquadrão Adelphi, um AT-27 Tucano do Esquadrão Duelo, um Super Puma do Esquadrão Puma, um Esquilo da Marinha do Brasil, um T-27 Tucano da Academis da Força Aérea, um Pantera do Exército Brasileiro, um P-95B Bandeirante Patrulha do Esquadrão Phoenix, além aeronaves das Unidades Aéreas anfitriãs, os F-5E/F Tiger II e AT-27 Tucano do Esquadrão Pampa e os C-95 Bandeirante do Esquadrão Pégaso. Abrilhantando a festa, a Esquadrilha da Fumaça com seus T-27 Tucano.

A Aviação Civil se fez presente com duas Esquadrilhas Acrobáticas (Bruxa e Circo Aéreo Ônix Jeans), além de aeronaves de diversos aeroclubes do Rio Grande do Sul. Infelizmente as condições do tempo atrapalharam bastante o evento, pois choveu de forma ininterrupta entre às 11:00 hs da manhã e às 15:30 hs da tarde, inclusive inviabilizando as apresentações das duas Esquadrilhas citadas acima. 







O vídeo abaixo mostra o procedimento de acionamento e táxi de uma das aeronaves AT-27 Tucano do Esquadrão Pampa. Entre meados dos anos 90 e início da década seguinte, os Esquadrões de Caça da Força Aérea Brasileira empregaram um certo número destas aeronaves em complemento aos caças de “Primeira Linha”. No 1º Esquadrão do 14º Grupo de Aviação, os AT-27 Tucano operavam com o código-rádio Romano, diferenciando-os dos F-5 Tiger II, que utilizavam o código Pampa.





O vídeo mostra o procedimento de acionamento e táxi das duas aeronaves A-1 pertencentes ao Esquadrão Adelphi, com sede na Base Aérea de Santa Cruz (RJ) e do AT-26 Xavante do Esquadrão Centauro, baseado em Santa Maria (RS). É interessante observar o radomo, as partes frontais dos tanques suplementares de combustível e os bordos de ataque das asas pintados na cor preta, utilizada por algum tempo pelas aeronaves desta Unidade Aérea como forma de diminuir a possibilidade do choque com aves durante o voo. Um fato curioso mostrado no vídeo foi um pequeno grupo de pessoas que ficou ilhado entre os dois A-1 durante todo o procedimento e que teve que suportar de uma distância bem próxima, o barulho ensurdecedor das duas turbinas Rolls Royce Spey, até a saída de uma das aeronaves.






No final do evento, a maioria das aeronaves retornam para as suas Bases Aéreas de origem e costumeiramente brindam o público com algumas passagens baixas antes de voltar para casa, geralmente se constituindo num dos momentos mais aguardados. Na Expoaer 1997 não foi diferente e o vídeo mostra as passagens do AT-26 Xavante, dos A-1 e de um dos F-5E do Esquadrão Pampa.




domingo, 26 de janeiro de 2014

PR-GUM: O Boeing verde e amarelo da Seleção





Esteve hoje (26/01) em Florianópolis, cumprindo o voo G3 1946 procedente de Porto Alegre, o Boeing 737 da GOL Linhas Aéreas Inteligentes especialmente pintado com as cores da bandeira brasileira em homenagem à Seleção Brasileira de Futebol. A GOL foi escolhida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para ser a transportadora oficial da equipe, tanto na Copa das Confederações, realizada em junho do ano passado, como na Copa do Mundo deste ano.

A aeronave escolhida para receber a pintura foi um dos Boeing 737-800, matriculado PR-GUM (c/n 35846) e além das cores nacionais, apresenta na cauda o brasão da CBF e a inscrição “Transportadora Oficial da Seleção Brasileira” logo acima das cinco estrelas representativas dos cinco títulos mundiais do Brasil, nas laterais da fuselagem. Com a conquista da Copa das Confederações, foi adicionada a frase “Campeão da Copa das Confederações 2013”, também na fuselagem.

Embora o avião da GOL já tenha marcado presença diversas vezes no Aeroporto Internacional Hercílio Luz, foi a primeira vez que o blog Aviação em Floripa teve a oportunidade de registrar a aeronave. Mesmo não apresentando as melhores condições de luz, compartilhamos com vocês a partir de agora, as fotos do PR-GUM.










quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Aeroporto Internacional Hercílio Luz - 10/01/2014 - Parte 2





Apresentamos a segunda e última parte parte das fotos feitas no período matutino do dia 10 de janeiro, registradas a partir das proximidades da cabeceira 32 do aeroporto. A manhã ensolarada e as excelentes condições de luz, somadas à grande movimentação de aeronaves comerciais e executivas, propiciaram a oportunidade de se obter ótimas fotos. Os principais destaques foram o Airbus A320 da TAM adesivado em comemoração aos 20 anos do Programa de Fidelidade da empresa, que inclusive já foi alvo de matéria aqui no blog (http://aviacaoemfloripa.blogspot.com.br/2014/01/airbus-a320-pr-tyh-20-anos-do-programa.html), o Azul Viagens da Azul e um jato executivo Falcon 2000 com matrícula dinamarquesa. Isso e muito mais pode ser acompanhado a partir de agora:


Piper PA-34-220T Seneca IV - PT-WFY (c/n 34-47010) - Berlanda




Embraer 500 Phenom 100 - PP-VIP (c/n 50000134) - Particular






Cessna 550 Citation II - PP-JAS (c/n 550-0722) - Particular








Airbus A320-214 - PR-MHO (c/n 3278) - TAM Linhas Aéreas













Boeing 737-8EH - PR-GTM (c/n 34963) - GOL Linhas Aéreas Inteligentes















Airbus A320-214 - PR-MHF (c/n 3180) - TAM Linhas Aéreas










ATR 72-600 - PR-AQH "Infinito Azul" (c/n 1082) - Azul Linhas Aéreas Brasileiras











Aero Boero AB-115 - PP-GCT (c/n 209-B) - Aeroclube de Blumenau





Airbus A319-112 - PR-MYC (c/n 3733) - TAM Linhas Aéreas













Piper PA-34-200 Seneca - PR-RLY (c/n 34-7350155) - Realizar Escola de Aviação Civil





Cirrus SR22 - PR-VIV (c/n 0774) - Particular






Israel IAI-1125A Astra SPX / Gulfstream 100 - PT-MBZ (c/n 022) - Particular





Boeing 737-7Q8 - LV-CYJ (c/n 30647) - Aerolineas Argentinas (Argentina)













Embraer ERJ-195AR - PR-AXZ "Céu Azul de Brigadeiro" (c/n 650) - Azul Linhas Aéreas Brasileiras










Airbus A318-121 - PR-AVO (c/n 3216) - Avianca Brasil













Boeing 737-8EH - PR-GGV (c/n 37598) - GOL Linhas Aéreas Inteligentes





Boeing 737-8EH - PR-GGP (c/n 35829) - GOL Linhas Aéreas Inteligentes




Dassault Falcon 2000 - OY-SIR (c/n 173) - Particular






Piper PA-34-200 Seneca I - PR-FLM (c/n 34-7250308) - Floripa Flight Training








Airbus A319-132 - PT-TMG (c/n 4773) - TAM Linhas Aéreas






Como bônus, deixo três imagens captadas durante o tempo em que permanecemos no aeroporto:


Sabiá-do-campo (Mimus saturninus


Tesourinha (Tyrannus savana



Balão meteorológico