Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

segunda-feira, 2 de março de 2015

Carranca IV: Esquadrão Pelicano chega a Florianópolis





No final da manhã desta segunda-feira (02/03), um dos dois CASA C-295 do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAv), conhecido como Esquadrão Pelicano, chegou a Florianópolis para participar do Exercício Carranca IV, o maior exercício de Busca e Salvamento (SAR) da Força Aérea Brasileira. A Unidade Aérea, que tem sua sede na Base Aérea de Campo Grande (MS), é especializada neste tipo de missão e além do avião, utiliza os helicópteros Bell H-1H, que também estarão participando do treinamento.

Além do CASA C-295 e dos Bell H-1H, outras aeronaves também estarão presentes em Florianópolis, são elas, os helicópteros H-34 Super Puma (3º/8º GAv) e H-60 Blackhawk (5º/8º GAv) e os aviões P-95 Bandeirante Patrulha (2º/7º GAv) e P-3AM Orion (1º/7º GAv).




Denominado na FAB como SC-105 Amazonas (na versão de Busca e Salvamento), este bimotor turboélice de fabricação espanhola, realiza além de missões de Busca e Salvamento, tarefas em prol da Aviação de Transporte da Força Aérea Brasileira, neste caso, sendo designado como C-105. O avião que veio a Florianópolis faz parte de um lote de 12 aeronaves, matriculadas de FAB 2800 a FAB 2811 e utilizadas além do Esquadrão Pelicano, pelo Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1º/15º GAv), o Esquadrão Onça (02 aeronaves), também com sede em Campo Grande (MS) e o Primeiro Esquadrão do Nono Grupo de Aviação (1º/9º GAv), o Esquadrão Arara (08 aeronaves), sediado em Manaus (AM). 

Em breve o 2º/10º GAv deverá receber três aviões deste mesmo modelo, novos de fábrica, porém, especialmente configurados para a missão de Busca e Salvamento. Quando estiver com sua dotação completa, o esquadrão deverá repassar para as outras duas unidades que o operam, as aeronaves que atualmente estão sob sua tutela. Confira abaixo, mais algumas fotos do FAB 2811 em sua chegada a capital catarinense.

O treinamento ocorre entre os dias 2 a 13 de março na Base Aérea de Florianópolis e quem quiser acompanhá-lo, pode acessar a página oficial do Exercício Carranca IV:








0 comentários:

Postar um comentário