Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

terça-feira, 10 de março de 2015

Exercício Carranca IV tem dia dedicado à imprensa





Como parte das atividades previstas durante o Exercício Carranca IV, o maior treinamento de Busca e Salvamento da América Latina, que ocorre até o próximo dia 13 de março na Base Aérea de Florianópolis, a Direção do Exercício, em conjunto com militares do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER) e da Comunicação Social da Base Aérea de Florianópolis, receberam na tarde desta terça-feira (10/03), os veículos de imprensa interessados em conhecer de forma mais detalhada, o treinamento realizado pela Força Aérea Brasileira na capital catarinense.

Denominado de Media Day, o evento contou com a presença do blog Aviação em Floripa, além dos sites especializados em aviação, Máquinas Voadoras e seu colaborador Giulliano Frassetto, Mundo Aeronáutico e seu editor Patrick Krug, além do Portal do Aviador e seu colaborador Daniel Popinga. A programação teve início com uma coletiva de imprensa, na qual o Diretor do Exercício (DIREX), Tenente-Coronel Aviador Sílvio, explicou o funcionamento do Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico (SISSAR) e forneceu detalhes e informações gerais sobre o Exercício Carranca IV.


Tenente-Coronel Aviador Sílvio - Diretor do Exercício.


Após a coletiva de imprensa, todos foram convidados a acompanhar uma simulação de resgate feita por um helicóptero H-60L Blackhawk do Esquadrão Pantera (5º/8º GAv) em área localizada dentro da própria Base Aérea. O treinamento, parte integrante das missões planejadas e executadas durante a Carranca IV, simulava a queda de uma aeronave de pequeno porte com três ocupantes, que deveriam ser resgatados por içamento, uma vez que o local não permitia o pouso do helicóptero. Nota editorial: em breve estaremos publicando uma matéria especial sobre este resgate, com outras informações e fotos.


Içamento de vítima pela equipe de resgate do Esquadrão Pantera.


Além de presenciar a missão de resgate, conhecemos o centro nervoso do Exercício Carranca IV, onde todas as ações e atividades são planejadas, acompanhadas e avaliadas. Também houve oportunidade para uma visita ao pátio da BAFL e registrar algumas das aeronaves participantes do treinamento. Fechando com chave de ouro o dia, acompanhamos da área em frente à Base Aérea, uma simulação de salvamento no mar efetuada por um helicóptero H-1H do Esquadrão Pelicano (2º/10º GAv), utilizando a técnica chamada de KAPOFF, uma das muitas empregadas pelas equipes de resgate, registro este que escolhemos para ilustrar a foto de capa desta matéria.


O Quartel-Genetal do Exercício Carranca IV. Todo o treinamento é coordenado daqui.


Helicóptero H-34 Super Puma retorna de mais uma missão. Em primeiro plano, o H-1H.



Gostaríamos aqui de agradecer à organização do Exercício Carranca IV pela oportunidade dada ao blog Aviação em Floripa e aos demais veículos de imprensa em conhecer e acompanhar este importante treinamento da Força Aérea Brasileira. Agradecimentos especiais ao Ten.-Cel.-Av Sílvio, Diretor do Exercício, ao 1º Ten.-Av Damasceno e à Sgt. Rosana da Comunicação Social da BAFL, assim como aos demais militares do DECEA e do CECOMSAER que nos acompanharam e prestaram esclarecimentos durante nosso período de permanência na Base Aérea de Florianópolis. Informo ainda que nesta quinta-feira (12/03) estaremos publicando uma matéria completa sobre o Exercício Carranca IV com muitas fotos e informações.


Spotters em ação durante a Carranca IV. Da esquerda para a direita: Marcelo Lobo (Aviação em Floripa), Daniel Popinga (Portal do Aviador), Giulliano Frassetto (Máquinas Voadoras) e Patrick Krug (Mundo Aeronáutico). Ao centro, o mestre da fotografia, 1º Sgt. Johnson Barros (CECOMSAER).

0 comentários:

Postar um comentário