Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Força Aérea Um em Florianópolis





O Aeroporto Internacional Hercílio Luz (FLN/SBFL) recebeu na manhã desta quarta-feira (15/07), o Airbus A319CJ pertencente ao Grupo de Transporte Especial (GTE) da Força Aérea Brasileira e utilizado exclusivamente à serviço da Presidência da República. A presença do “Força Aérea Um” em Santa Catarina, como o avião é designado quando a autoridade máxima da nação está à bordo, foi trazer a Presidente da República Dilma Rousseff em viagem oficial ao estado catarinense para participar da inauguração de duas obras na Rodovia BR-101 no sul do Estado.

De acordo com a programação inicial a comitiva deveria desembarcar no Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi (JJG/SBJG), em Jaguaruna, no sul de Santa Catarina, entretanto, o mau tempo reinante naquela região trouxe o voo para a capital catarinense. De Florianópolis a Presidente embarcou em um dos dois helicópteros Eurocopter EC725 Super Cougar, sendo um da Força Aérea Brasileira e o outro pertencente à Marinha do Brasil, que desde o início da manhã já aguardavam a chegada da Presidente. Após a decolagem, as aeronaves rumaram com destino à cidade de Tubarão, onde foi inaugurado o túnel sob o Morro do Formigão e em seguida para a inauguração da Ponte Anita Garibaldi, no município de Laguna. No início da tarde a comitiva embarcou de volta a Brasília/DF.



Um dos helicópteros escalados para a visita presidencial foi o N-7103, pertencente ao Segundo Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2) da Marinha do Brasil e sediado em São Pedro da Aldeia/RJ.


Escolhido para substituir os dois Boeing 737-200 até então utilizados pela Presidência da República, o Airbus A319 Corporate Jetliner ou simplesmente “CJ” foi adquirido direto da fabricante Airbus durante o primeiro mandato do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e é uma versão personalizada e costumizada do jato comercial A319. O exemplar brasileiro voou pela primeira vez em 8 de julho de 2004 a partir das instalações da Airbus em Hamburgo, Alemanha, utilizando a matrícula de testes D-AICY e foi oficialmente recebido pelas autoridades brasileiras em 15 de janeiro de 2005. Na FAB o avião recebeu a designação VC-1A (depois modificada para VC-1), a matrícula FAB 2101 e o nome de batismo “Santos Dumont”.

O blog Aviação em Floripa esteve presente nas proximidades da cabeceira 32 do aeroporto na chuvosa manhã desta quarta-feira e registrou a chegada do FAB 2101 a Florianópolis. São estas fotos que compõem esta matéria e que compartilhamos com nossos leitores.








0 comentários:

Postar um comentário