Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Esquadrões de C-130 Hércules treinam em Santa Catarina





Entre os dias 10 e 19 de maio a Base Aérea de Florianópolis está sendo palco dos Exercícios ManeSAR e Coral, conduzidos respectivamente pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) e Primeiro Grupo de Transporte de Tropas (1º GTT), ambos equipados com aviões Lockheed C-130 Hércules e sediados na Base Aérea do Galeão, localizada na cidade do Rio de Janeiro. Participam do treinamento, duas aeronaves e cerca de 100 militares. Embora com nomes distintos, os dois exercícios tem um único objetivo, a formação e a manutenção operacional das tripulações em missões de Busca e Salvamento (SAR, do inglês Search And Rescue).



FAB 2479 decola de Florianópolis. Observe logo atrás da asa, a porta envidraçada utilizada pelos Observadores SAR e empregada principalmente em missões de Busca e Salvamento.

Signatário de diversos acordos e tratados internacionais, o Brasil é responsável por planejar e executar missões de Busca e Salvamento numa área equivalente a três vezes o território nacional, incluindo boa parte das águas do Atlântico Sul. Em qualquer ocorrência de acidente ou emergência nesta vasta área, seguramente as tripulações dos Lockheed C-130 Hércules estarão entre as primeiras a serem acionadas. Nestas situações, em que o tempo de resposta e a aplicação correta das técnicas de busca podem representar a diferença entre a vida e a morte, não há espaço para falhas e, para que isso não ocorra, uma palavra é fundamental: Treinamento. Para tal, Pilotos, Observadores SAR e Mestres de Carga e Lançamento exercitam-se nos procedimentos de busca em terra e no mar, no lançamento de botes sobre a água e de fardos em terra. São exercícios como este que está sendo realizado na capital catarinense que qualificam estas equipes para executarem com proficiência as suas missões.

Em uma missão típica de treinamento, a aeronave decola, realiza vários circuitos sobre a Baía Sul para o lançamento de botes e depois prossegue para o mar, a fim de executar padrões preestabelecidos de busca. Ao retornar, finaliza o exercício lançando fardos sobre a pista auxiliar do aeroporto. Fonte: imagem captada através do site Flightradar24.com

Digno de nota e de fundamental importância é o suporte prestado pela Base Aérea de Florianópolis para a realização deste tipo de exercício. Com uma localização geográfica privilegiada, apoio logístico e segurança para as aeronaves e infraestrutura adequada para as tripulações, nos últimos anos a presença de Esquadrões da Força Aérea Brasileira que têm entre as suas atribuições a tarefa de Busca e Salvamento, tem sido rotineira na capital catarinense, principalmente pela proximidade com o mar, fazendo com que as aeronaves atinjam a área de treino em poucos minutos, resultando em substancial economia de combustível e maximizando o tempo efetivo de treinamento.










A tarde desta quarta-feira (18/5) foi reservada para os veículos de imprensa conhecerem de perto as aeronaves e mais detalhes do treinamento. Organizado em conjunto pela Coordenação do Exercício e pela Seção de Comunicação Social da Base Aérea de Florianópolis, participaram do Mídia Day, os veículos de mídia eletrônica especializados em aviação, Aviação em Floripa e Mundo Aeronáutico, além de uma equipe de reportagem do Canal 20 da operadora de TV a Cabo NET Florianópolis.

Comandante da Base Aérea de Florianópolis, Tenente-Coronel-Aviador Antônio Ferreira de Lima Júnior, explicando para a imprensa detalhes do treinamento.

Se para nós, entusiastas da Aviação Militar, estar perto destas incríveis máquinas voadoras já é recompensador, para uma outra turminha, a tarde desta quarta-feira foi mais do que especial. Estamos falando das crianças e adolescentes atendidos pelo Programa Forças no Esporte (PROFESP), iniciativa de caráter social e educacional com total apoio da Base Aérea de Florianópolis. Criado em 2003, o projeto tem como objetivo melhorar a qualidade de vida de crianças e jovens carentes, através de práticas esportivas, orientações de saúde, iniciação musical, educação ambiental, dentre outras ações, além de receberem alimentação e uniformes para a prática das modalidades esportivas. As atividades do programa são desenvolvidas duas vezes por semana por militares e profissionais especializados, nos turnos matutino e vespertino. Atualmente, o PROFESP na Base Aérea de Florianópolis atende 110 jovens, com faixa etária entre 08 e 14 anos de idade.

As crianças e jovens do Projeto Forças no Esporte da BAFL tiveram uma tarde diferente.

Ouvindo com atenção as explicações sobre o C-130 Hércules. 


 Conhecendo a aeronave por dentro.

Entrevista para a imprensa.

Coordenadores, alunos e tripulação do Hércules reunidos na mesma foto.

Gostaríamos aqui de agradecer ao Comando da Base Aérea de Florianópolis e à Seção da Comunicação Social pela iniciativa em organizar um evento dedicado aos veículos de imprensa em geral e de mídia especializada. Oportunidades como esta são de extrema importância pois permitem que a sociedade possa conhecer melhor as atividades desenvolvidas pela Força Aérea Brasileira, trabalho este que muitas vezes permanece no anonimato para grande parcela da população, tornando-se visível apenas em momentos de crise, acidentes ou desastres naturais, mas que é de fundamental importância para a salvaguarda das nossas riquezas e para a manutenção da soberania nacional.



0 comentários:

Postar um comentário