Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

DTCEA-FL realizou Simpósio de Segurança Operacional




O Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Florianópolis (DTCEA-FL) promoveu na tarde desta quarta-feira (21/09), o 2º Simpósio de Segurança Operacional, tendo como sede o Auditório Anita Garibaldi, localizado nas dependências da Base Aérea de Florianópolis. O evento contou com a presença do Comandante do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), Coronel-Aviador Álvaro Wolnei Guimarães e reuniu cerca de 120 profissionais da aviação, entre Pilotos Militares e  Civis, das Forças de Segurança de Santa Catarina, integrantes de diversos Aeroclubes, Escolas de Aviação Civil, Controladores de Voo, entre outros.


Programação do Evento

O encontro foi oficialmente aberto pelo Comandante do DTCEA-FL, Major Marcus Luiz Pogianelo e pelo Comandante do CINDACTA II, Coronel Álvaro Wolnei Guimarães, dando boas-vindas aos presentes. Iniciando o Simpósio, o Sr. Alberto Pinho falou sobre os problemas decorrentes das chamadas incursões de pista, principalmente durante os procedimentos de pousos e decolagens, por outras aeronaves, veículos ou pessoas. Além de diversos dados estatísticos, o palestrante mostrou a visão da Agência Nacional de Aviação Civil para prevenir tais eventos, focando o trecho final da apresentação nas características e na estrutura atual do Aeroporto Internacional Hercílio Luz (FLN/SBFL).

Abordando os fatores humanos na Segurança Operacional, a Psicóloga da LATAM Airlines Brasil, Sra. Angélica Escabora mostrou de que maneira a empresa lida com as diversas circunstâncias que envolvem o lado psicológico dos funcionários, decorrentes dos problemas pessoais ou do dia-a-dia da empresa e a estrutura montada para resolver ou minimizar estas situações. Com uma abordagem baseada nos famosos "memes" das redes sociais, o terceiro palestrante da tarde, Dr. Marcos Severo da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), trouxe aos presentes os "Aeromemes", através da análise de frases e situações presentes no cotidiano da aviação, seus desdobramentos na segurança de voo e suas implicações jurídicas.

Após um breve intervalo, o Comandante Rufino da Azul Linhas Aéreas Brasileiras falou sobre o gerenciamento de crises e como a empresa está estruturada e preparada para enfrentar as mais diversas situações ou eventos (Gestão de Crise) que podem afetar o funcionamento de uma Companhia Aérea. Finalizando o ciclo de palestras, o Major-Aviador Marlon do Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes (SERIPA 5), abordou de que forma a relação entre Controladores de Tráfego Aéreo e Pilotos pode contribuir ou evitar acidentes aeronáuticos, através de três estudos de caso. Logo após, o Comandante da Base Aérea de Florianópolis, Tenente-Coronel Aviador Antônio Ferreira de Lima Júnior, proferiu suas palavras finais, agradecendo a presença de todos.


Alguns momentos do 2º Simpósio de Segurança Operacional (Todas as fotos: Marcelo Lobo da Silva)

Gostaríamos de parabenizar os organizadores pela iniciativa em promover este encontro interessante e enriquecedor. O altíssimo nível dos palestrantes e a escolha dos temas abordados, certamente contribuíram para o sucesso do evento. Aos participantes, cabe agora a tarefa de se tornarem agentes multiplicadores, disseminando o conhecimento adquirido e as experiências compartilhadas em prol da Segurança de Voo.

0 comentários:

Postar um comentário