Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

terça-feira, 17 de março de 2015

Helicópteros treinam resgate no mar em Florianópolis





Até a próxima quarta-feira (18/03), três esquadrões de helicópteros da Força Aérea Brasileira realizam na Base Aérea de Florianópolis (BAFL), o Exercício denominado de KAPOFF. O treinamento ocorre na Baía Sul em áreas preestabelecidas e próximas à própria base aérea, permitindo que as tripulações alcancem o local em questão de minutos, propiciando mais tempo de operação com um gasto menor de combustível, fazendo da capital catarinense um dos melhores lugares do Brasil para este tipo de adestramento.


Aeronaves participantes.


Estão participando o Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAv), o Esquadrão Pelicano (Campo Grande/MS), com dois H-1H; o Terceiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (3º/8º GAv), o Esquadrão Puma (Afonsos/RJ), com dois H-34 Super Puma e o Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º GAv), o Esquadrão Pantera (Santa Maria/RS), com três H-60L Blackhawk, com o apoio logístico da Base Aérea de Florianópolis.



H-1H - 2º/10º GAv



H-34 Super Puma - 3º/8º GAv



H-60L Blackhawk - 5º/8º GAv


É importante frisar que as três Unidades Aéreas estão desde o início do mês em Florianópolis, quando tomaram parte no Exercício Carranca IV, o maior treinamento de Busca e Salvamento da América Latina, que se encerrou no último dia 13 de março. Como forma de aproveitar os meios aéreos e a estrutura de apoio já organizada e reunida num mesmo local, decidiu-se pela continuidade do treinamento entre os esquadrões, desta vez focado em missões de salvamento no mar empregando principalmente a técnica denominada de KAPOFF, com o objetivo de adestrar as tripulações e qualificar os novos integrantes das três Unidades Aéreas neste método de resgate.




Os três tipos de helicópteros empregados no treinamento, perfilados no pátio da BAFL.


Desenvolvida pela Real Força Aérea (RAF) da Inglaterra para o socorro de vítimas de acidentes ou naufrágios no Mar do Norte, onde as grandes ondas e as baixas temperaturas da água impõem a necessidade de uma operação de salvamento no menor tempo possível, a técnica consiste em conduzir o homem de resgate (suspenso pelo cabo do guincho do helicóptero), até a vítima à deriva e içá-la em segurança, para dentro da aeronave, onde receberá os cuidados médicos necessários. A precisão, o alto índice de segurança durante toda a manobra e o reduzido tempo de exposição fazem desta técnica de resgate, uma das mais utilizadas em salvamentos no mar ou em situações de enchentes ou de calamidades públicas, quando o pouso do helicóptero não é possível.




Helicóptero H-1H do Esquadrão Pelicano em treinamento.


O blog Aviação em Floripa esteve na manhã desta terça-feira (17/03) na Base Aérea de Florianópolis e registrou a movimentação das aeronaves e alguns flagrantes do treinamento na água, fotos estas que ilustram esta matéria. Agradecimentos especiais à Comunicação Social da Base Aérea de Florianópolis pela autorização de acesso e ao Tenente Vidal pela condução e acompanhamento no pátio. Abaixo, deixamos aos nossos leitores, mais algumas imagens do treinamento:






























0 comentários:

Postar um comentário