Site voltado para a divulgação da Aviação Comercial, Militar e Civil, mostrando através de textos informativos e
fotos, as aeronaves, suas histórias e curiosidades, Operações Militares, Eventos Aeronáuticos e muito mais!

Seja bem-vindo a bordo!!!

terça-feira, 19 de julho de 2016

Esquadrão Phoenix recebe segundo P-95BM





O Segundo Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (2º/7º GAv), sediado na Base Aérea de Florianópolis (BAFL), Unidade da Força Aérea Brasileira que tem entre suas atribuições a realização de missões de Patrulhamento Marítimo e equipada com os turboélices Embraer EMB-111 Bandeirante Patrulha, recebeu recentemente o seu segundo exemplar modernizado. Trata-se do agora designado P-95BM com a matrícula FAB 7104 (c/n 110489). Desde então a aeronave vem sendo intensamente testada pelos integrantes do Esquadrão Phoenix, tanto em sede quanto em missões em outras localidades.






Como parte do treinamento e familiarização dos integrantes com o novo vetor, o FAB 7104 realiza nesta terça-feira (19/07)  uma série de procedimentos de Toques e Arremetidas (TGL, do inglês Touch And Go Landing) em Florianópolis.


Decolagem do tipo americana.

Incluídos dentro do processo de modernização do C-95 Bandeirante, os oito aviões Bandeirante Patrulha da versão P-95B estão recebendo uma revitalização completa na sua estrutura, além de uma série de equipamentos de missão elevando-os a um novo patamar operacional. Dentre as melhorias, destaca-se a substituição do painel de instrumentos analógico por outro dominado por telas multifuncionais (dentro do conceito chamado de "glass cockpit'), diminuindo sensivelmente a carga de trabalho dos pilotos e ao mesmo tempo aumentando a consciência situacional durante as missões. Entretanto a principal mudança foi a adoção do radar SeaSpray 5000E, capaz de detectar navios de grande porte a até 370 quilômetros de distância e acompanhar 200 alvos simultaneamente, além de outras funcionalidades. Para saber mais sobre o processo de modernização, o blog Aviação em Floripa publicou em fevereiro deste ano uma extensa matéria sobre o assunto, que pode ser acessada através do link abaixo:











Além da adição de algumas antenas e do exaustor de ar do novo radar e demais componentes eletrônicos, instalado sobre o radome, o P-95BM recebeu uma nova pintura com tonalidade semelhante à utilizada pelos Lockheed P-3AM do Esquadrão Orungan.

A nova aeronave junta-se agora ao FAB 7103 (c/n 110488), recebido pelo Esquadrão Phoenix em setembro do ano passado, sendo este o primeiro P-95BM entregue pelo Parque de Material Aeronáutico dos Afonsos (PAMA-AF), órgão responsável por implementar o projeto de modernização. De acordo com o planejamento, cada uma das duas Unidades Aéreas que operam o tipo na FAB, 2º/7º GAv (Florianópolis/SC) e 3º/7º GAv (Belém/PA), deverão ser contempladas com quatro exemplares do P-95BM. Quando isto acontecer, o Esquadrão Phoenix estará com sua dotação completa e com sua capacidade operacional máxima e assim como a mítica ave que lhe empresta o nome, ressurgirá das cinzas mais forte para cumprir as suas missões.


Ainda sob o manto dos últimos suspiros da madrugada, o FAB 7104 taxia pela pista principal do Aeroporto Internacional Hercílio Luz.

As fotos que compõem esta matéria foram feitas a partir das proximidades da cabeceira 32 do Aeroporto Internacional Hercílio Luz (FLN/SBFL) e no pátio da Base Aérea de Florianópolis. Gostaríamos de agradecer à Seção de Comunicação  Social (SCS) do Esquadrão Phoenix pela oportunidade. Sem esse apoio esta matéria não teria sido possível.


3 comentários:

Angelo disse...

Show de imagens! Gostaria de ver o painel de instrumentos

Angelita Pereira disse...

Parabéns. Merecida aquisição.
Abraço.

Angelita Pereira disse...

Parabéns. Merecida aquisição.
Abraço.

Postar um comentário